“Não, Rute, o título do capítulo é do meio pra baixo, não do meio pra cima… Isso importa demais”. Diagramar um livro é uma luta constante.

Em grandes editoras você não precisa se dar ao luxo, mas artistas independentes que querem publicar por conta própria precisam fazer isso sozinhos.

Vou dar umas dicas de diagramação de livros hoje que são matadoras.

Respeite a ABNT

A Agência Brasileira de Normas Técnicas afirma que todo artigo acadêmico é em Times New Roman 12, espaçamento entre linhas um e meio, recuo na primeira linha do parágrafo e texto justificado. Seu livro segue as mesmas regras.

Como veremos mais para frente nessa série, ter um livro diagramado é muito importante caso queira publicar depois. Existem, contudo, outras dicas de diagramação que posso oferecer, vamos a elas:

Capítulos entram em caixa alta, justificados à esquerda, e sempre começam em página ímpar.

Citações, poemas e referências entram em itálico, Times New Roman 10, justificado à direita, logo abaixo do nome do capítulo.

Para dividir capítulos, não use a tecla enter. Se você escreve no Microsoft Word, vá até a aba superior, abra a parte de Inserir, e clique em Inserir Quebra de Página. Isso divide o livro pelas quebras, que correspondem aos capítulos ou tópicos (capa, introdução, sumário, etc).

Se dentro do capítulo precisar dividi-lo, use tags para isso. Normalmente nomes de capítulo são H2, subcapítulos são tag H3. Caso seja necessário apenas fazer uma divisão, use reticências e centralize-as.

Isso é suficiente em um primeiro momento, seja para a boneca ou para outros canais e softwares de publicação.

Nunca use mais de três teclas enters, verifique sempre os espaços, e procure saber se os travessões são travessões ou só barras (isso faz toda a diferença na hora de diagramar usando um software!).

Uma boa maneira de diagramar seu livro é usando o software do KDP, mas eu vou explicar isso melhor em outro artigo (e já tem um guest post meu no Portal Insights falando sobre todo esse processo, caso esteja com pressa).

Boa diagramação e até a próxima.

Para mais dicas, confira o resto da série aqui.