O Pergaminho Virtual recentemente fez 3 anos e, para continuar com nosso desenvolvimento contínuo de projetos e artistas, decidimos mudar um pouco do formato de publicações. Assim, criamos a Macunaíma Mag.

Capa da Edição de Outono por Marcela Viana

Por mais que as publicações autorais continuem, agora estão condensadas em uma revista digital gratuita disponível para leitura online e download.

A ideia é desenvolver um projeto único em cada edição, sem a necessidade de continuidade na leitura.

Nessa Edição de Outono, temos a colaboração de Marcela Gonçalves, João Gabriel Paulsen, Brenda Martins, Antônio Portugal, Pedro Reis de Oliveira e João Scaldini. A capa foi pensada por Marcela Viana.

As edições serão mensais, e contarão com diferentes autores, diferentes fotógrafos, ilustradores e mais recomendações de música local e independente.

Clique aqui para ler a revista online em nosso visualizador.

Para fazer download da edição, basta clicar aqui.

Abaixo, a introdução da primeira edição da Macunaíma Mag:

Essa revista que você lê hoje foi o fruto de trabalho de muitos anos. Não só os três anos de Pergaminho Virtual, com mais de 500 conteúdos artísticos originais no site, mas também os anos de cada autor aqui. Desde o começo, meu plano era uma revista, mas por que não comecei com isso? Era preciso reunir diferentes pessoas, diferentes habilidades, para fazer uma revista de qualidade. Nem eu sabia ao certo se o site duraria um ano, não haviam muitos planos – só ideias incríveis para o futuro. Fazer arte no Brasil não é algo fácil, eu já sabia disso desde de 2016, mas esse processo tem ficado cada vez mais árduo, por inúmeros motivos. Ser colaborativo, nesse sentido, é justamente unir forças e facilitar para todos os envolvidos. Nas próximas páginas, alguns dos artistas mais interessantes e talentosos que conheci nos últimos tempos, e não falo isso só para valorizar os poemas e contos a seguir. A primeira edição da Macunaíma sai logo no início do Outono, um período associado ao fim, à morte. Ironicamente, é quando recomeçamos e renovamos nosso projeto, nesse formato mais condensado.